Terno ou smoking para a formatura?

Por 23 de fevereiro de 2017Dicas
trajecapa

Foram anos e anos de ralação para conseguir aquele diploma que você sempre sonhou. A festa de formatura já está chegando e você simplesmente não faz ideia do que usar, e não sabe se aposta no terno clássico ou se ousa mais com um smoking? Será que é adequado usar um blazer? Qual a melhor cor? Essas são perguntas típicas que um homem se faz quando dá de cara com um evento formal e não sabe como se vestir de maneira fácil e elegante. Mas não se preocupe, pois o post de hoje solucionará todos esses problemas! Descubra já qual é a opção mais apropriada para não pagar mico na hora de se vestir para o evento.

Analise o grau de formalidade da ocasião
A primeira dica para não errar na hora de escolher o que vestir para um evento como uma formatura é compreender qual será o tipo de ambiente em que a festa será realizada, quem serão as pessoas presentes e qual é o nível de formalidade do evento. Como em uma cerimônia de colação de grau, por exemplo, o nível de formalidade é alto, as pessoas presentes são, em sua maioria, professores e parentes, além de o ambiente provavelmente ser um auditório, teatro ou salão de festas, a possibilidade de usar um blazer com calça jeans já está totalmente descartada. Sendo assim, o melhor é apostar no terno ou no smoking mesmo.

Saiba um pouco mais sobre cada um
Vamos começar pelo terno. Antes de mais nada, lembre-se de que o terno é aquele tipo de roupa clássica que todo homem deve ter em seu armário, sendo extremamente útil para as mais diversas situações. Dependendo da gravata, da blusa e do sapato com que é combinado, pode-se usá-lo até em eventos mais informais. Portanto, esqueça aquela velha impressão de que o terno é duro e pouco versátil. Elegância e casualidade é com ele mesmo!

Já o smoking certamente é sinônimo de formalidade e polidez, sendo a escolha ideal para eventos geralmente noturnos do tipo gala, como baile, premiações, ocasiões em que se exige o black tie ou o traje a rigor. Essa opção combina com gravatas discretas, como a borboleta preta, mas há sempre quem defenda que também pode ser usado com uma gravata regular, preferencialmente nas cores cinza ou preta. Aí é experimentar para ver com os próprios olhos!

Compreenda suas reais diferenças
A grande distinção entre o smoking e o terno está nos detalhes. Diferentemente do terno, o smoking possuí detalhes de cetim na gola, na manga, nos bolsos e botões, enquanto o terno é praticamente feito em um só tecido. Apesar de parecerem pouco, essas duas singularidades fazem toda a diferença no quadro geral. O smoking sempre passará uma imagem mais suntuosa, enquanto o terno pode ser mais elegante e, ao mesmo tempo, descolado.

Se você leu nosso texto com atenção e absorveu bem nossas dicas, provavelmente vai ser fácil responder a essa pergunta: terno ou smoking para a formatura? Optar pelo terno ou pelo smoking sempre vai depender do tipo de festa a que você foi convidado e da imagem que você quer passar. O importante é sempre se lembrar de que é preciso se sentir confortável e confiante com qualquer que seja sua escolha!

E você, já precisou tomar essa decisão antes? O que acabou escolhendo? Foi adequado para a ocasião? Compartilhe com a gente!

Deixe um Comentário

7 + 4 =